Quem pilota motocicleta na cidade já passou por essa situação.
Circulando por uma via de mão dupla, um automóvel no sentido contrário
cruza a sua frente forçando uma frenagem de emergência. A primeira
reação do motorista é pedir desculpas e afirmar: "não vi você vindo!".
Para evitar esse tipo de situação, a BMW acabou de anunciar uma nova
tecnologia de comunicação entre veículos.Chamada de "Turn-Left Assistant",
ou "Assistente para virar à esquerda" em uma tradução literal, a
tecnologia está sendo testada em um automóvel BMW Série 5 e em uma
motocicleta R 1200 GS.
A tecnologia entre em ação assim que os sensores detectam a intenção
do motorista em realizar uma conversão à esquerda. Primeiramente o
sistema de navegação identifica a posição do carro próximo a
cruzamentos, uma câmera na frente do automóvel identifica a faixa de
conversão e ativa o sistema. Com isso scanners de laser mapeiam a área a
frente até uma distância de 100 metros, identificando outros carros,
caminhões e até mesmo motocicletas. Caso detecte veículos no sentido
contrário e o motorista insista em virar à esquerda, o sistema aciona os
freios parando o carro, desde que a velocidade seja de até 10 km/h. Ao
mesmo tempo um alarme sonoro e luminoso piscará no painel explicitando o
motivo da intervenção. Segundo a marca, a intervenção deliberada e sem
nenhum aviso prévio se faz necessária, pois uma resposta rápida é
fundamental para evitar acidentes.
Comunicação carro - moto
Porém com o sistema de comunicação entre o carro e outros veículos,
tanto outros carros como motocicletas, amplia ainda mais a
funcionalidade da nova tecnologia, ainda em fase de testes. Pois além
dos scanners a laser e a câmera, há uma unidade de comunicação wireless
(sem fio) que aumenta a função de reconhecimento de outros veículos para
250 metros e ainda detecta a presença de outros veículos com a mesma
tecnologia.
Por exemplo, imagine a situação descrita no primeiro parágrafo, porém
com um carro e uma moto, ambos equipados com a nova tecnologia. O carro
com a tecnologia "Left-Turn Assistant" identificaria a intenção do
motorista em virar à esquerda. "O carro e a moto trocam informações por
meio da interface de comunicação carro-moto e assim que a motocicleta se
aproximasse. Informações como tipo de veículo, posição, velocidade e
até mesmo se as luzes de direção estão ativadas", explica Udo Rietschel,
engenheiro da BMW. Com base nesses dados, o sistema calcula a
trajetória dos dois veículos e prevê se uma colisão poderá acontecer.
Se a situação for crítica, a motocicleta aciona o farol alto e dois
LEDs posicionados nos espelhos retrovisores começam a piscar para
alertar o motorista do automóvel e tornar a moto mais visível. Na
iminência de um acidente, até mesmo a buzina da moto toca sozinha. Se o
desatento motorista insistir em fazer a conversão, o "Lef-Trun
Assistant" irá frear o automóvel, uma vez que a preferência nesse caso é
de quem segue sua trajetória. O condutor do carro é informado pelo
painel o motivo da parada.
E mais um acidente pode ser evitado.
Embora possa evitar muitos acidentes, a nova tecnologia está ainda em
fase de testes. A primeira aparição pública e em situações reais
aconteceu em 17 e 18 de maio durante a Intersafe 2 – Improved Safety at
Intersections (algo como segurança aprimorada em cruzamentos), um
consórcio de diversos fabricantes de veículos e institutos de pesquisas
europeus para realizar estudos que possam evitar acidentes em
cruzamentos, segundo a União Européia o local onde mais acontecem
acidentes de trânsito.

