BMW apresenta nova tecnologia de chassis
A BMW Motorrad está em desenvolvimento de novos sistemas ativos de regulagem de chassis chamados de Dynamic Damping Control DDC, uma evolução do já conhecido ESA II (Electronic Suspension Adjustment) que reaje automáticamente tanto às manobras do condutor quanto às condições da via.
A marca já emprega sistemas similares nos automóveis esportivos "M3" e "M5. Até agora, o condutor podia regular o amortecimento dos braços do garfo telescópico Duolever/Telelever e o amortecimento posterior Paralever, além da extensão da mola posterior de acordo com os modos «Confort», «Normal» e «Sport».
Já o DDC reaje automaticamente às manobras de condução como frenagem, aceleração ou traçado de curvas e, inclusive, o estado do pavimento.
O DDC compartilha a mesma rede de controle de tração DTC e ABS e detecta a ativação destes sistemas para adaptar as características de amortecimento segundo as circunstâncias percebidas. O ajuste do amortecimento está a cargo de uma eletroválvula capaz de operar em milésimos de segundo.
O sistema DDC (Dynamic Damping Control) usa mapas característicos que ativam uma melhor regulagem, dentro das mesmas opções de seleção «Confort», «Normal» e «Sport».

