Leandro Lodo/Paulo Souza
O segmento de motos trail
representa grande parte do mercado brasileiro, sendo este o terceiro
mais comercializado no país. Segundo dados da Fenabrave – Federação das
Concessionárias – somente em 2012 foram mais de 260 mil motocicletas trail de baixa cilindrada (125 a 300cc) vendidas no período entre janeiro e dezembro.
Devido ao constante crescimento
deste mercado, nosso teste da vez traz um comparativo entre dois modelos
trail, a Honda Bros 150, que segue disparado no topo da lista com
192.580 unidades emplacadas, e a Kasinski CRZ 150, uma das mais baratas
da categoria e sétima colocada com 2.296 motos emplacadas em 2012.
Honda NXR 150 Bros
Para se manter a frente da concorrência, a
líder do segmento trail no Brasil recebeu algumas modificações no final
do ano passado. Apesar do modelo anterior já possuir injeção
eletrônica, a nova Bros recebeu a adoção de um sistema bicombustível
(Flex), além de novas carenagens e um novo conjunto de farol, mais
potente com 35W.
A estrutura de chassi e suspensões
mantiveram-se as mesmas, porém a vocação off road foi deixada em segundo
plano para dar espaço ao conforto durante o uso diário, o que faz dela
meio “soltona” na terra. Mais urbano e com pneus mais largos, o novo
modelo manteve as rodas com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira,
porém seu banco em dois níveis está muito mais macio e confortável.
De “tocada” fácil, a nova Honda NXR 150
Bros possui uma pilotagem extremamente agradável e possui um ótimo
ângulo de esterço, facilitando a locomoção em congestionamentos mesmo
para quem tem que passar horas sobre essas duas rodas de uma lado a
outro da cidade.
A grande vantagem de uma motocicleta de
pequeno porte é o seu baixo consumo, comprovado pela Bros que fez uma
média de 31 km/l. Apesar da pequena trail da Honda possuir motor flex,
optamos por fazer o consumo apenas com gasolina para que a disputa
ficasse justa. Sendo assim, sua autonomia é de aproximadamente 370 km,
já que seu tanque de combustível possui uma capacidade de 12 litros.
Kasinski CRZ 150
Diferentemente da Honda Bros, a
Kasinski CRZ 150 possui uma pegada totalmente fora de estrada, basta
olhar para o modelo e já é possível perceber sua vocação off road. Suas
rodas são maiores - 21” na dianteira e 18’’ na traseira – e seu banco
mais rígido, reto e estreito. Outro item que facilita o uso fora de
estrada são suas largas pedaleiras com extremidades pontudas que
garantem mais segurança para o piloto ao ficar em pé, muito útil em trilhas “travadas”.
Equipada com um motor de 150cc capaz de
gerar 11,8 cv, a Kasinski CRZ 150 possui um motor alimentado por
carburador e com um alto índice de vibrações, até desconfortável quando o
acelerador está totalmente aberto. O câmbio também poderia ser um pouco
mais preciso, não é nada fácil encontrar o neutro quando paramos no
semáforo.
Além do preço público sugerido - R$
6.790, um dos mais baixos da categoria, a CRZ possui outros diferenciais
quase não encontrados em suas concorrentes como setas com luzes em LED,
freio a disco na traseira, relampejador, suspensão invertida na
dianteira e pedal de câmbio retrátil em alumínio, revelando mais uma vez
seu lado off road.
Seu tanque de combustível também segue os
padrões das motos especiais de competição, de plástico e com pequena
capacidade - apenas 6,5 litros. Com essa capacidade não é possível ir
tão longe sem abastecer, com uma média de 30,7 km/l, sua autonomia é de
aproximadamente 200 quilômetros.
Desfecho
Nem sempre aquilo que vende mais é
melhor, porém desta vez a mais vendida possui melhores atributos que a
sua concorrente, apesar do preço mais “salgado” – R$ 6,790 da CRZ contra
R$ 8.990 da Bros. Com um agradável conjunto ciclístico e forte apelo
urbano, a Honda NXR 150 Bros tem motor bicombustível, mais potente e com
uma autonomia quase duas vezes maior que a Kasinski CRZ 150.
Por outro lado, para quem quer uma moto
para o uso urbano e ainda quer encarar um pouco de terra aos finais de
semana fazendo um investimento menor, a Kasinski CRZ 150 é uma ótima
opção. Das suas rodas maiores, passando pelo seu banco estreito até as
suas largas pedaleiras e alavanca de câmbio retrátil revelam toda
vocação off road dessa pequena trail. Agora, a escolha cabe a você e,
principalmente ao seu bolso!
Os jornalistas usaram no teste jaqueta, calça e luvas Race Tech e Alpinestars, botas Dainese e Alpinestars e capacetes NoRisk.
Cotação de Seguro (*)
Kasinski CRZ 150
A vista: R$ 1.675,00
Franquia: R$ 1.062,00
A vista: R$ 1.675,00
Franquia: R$ 1.062,00
Honda NXR 150 Bros
A vista: R$ 2.163,22
Franquia: R$ 1.489,00
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimento
A vista: R$ 2.163,22
Franquia: R$ 1.489,00
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimento
FICHA TÉCNICA
Item
|
CRZ 150
|
Bross
|
Cilindradas
|
150cc
|
150cc
|
Potência
|
11,8 CV a 8.000 rpm
|
13,8 cv a 8.000 rpm gas.
14,0 cv a 8.000 rpm alc.
|
Torque
|
1,24 kgf.m a 6.000 rpm
|
1,39 kgf.m a 6.000 rpm gas.
1,53 kgf.m a 6.000 rpm alc.
|
Peso
|
121 Kg
|
119,1 kg (ESD)
|
Alimentação
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Carburador PZ 27
|
Injeção Eletrônica PGM-FI
|
Freio Dianteiro/Traseiro
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Disco / Disco
|
Disco / Tambor
|
Pneu Dianteiro
|
2.75/ 21
|
90/90 – 19 M/C 52P
|
Pneu Traseiro
|
4.10 / 18
|
110/90 – 17 M/C 60P
|
Rodas Diant. /Tras.
|
21 polegadas / 18 pol.
|
19 pol. / 17 pol.
|
Suspensão Dianteira
|
Telescópica invertida
|
Telecóspica convencional
|
Suspensão Traseira
|
Balança monochoque
|
Balança monochoque
|
Tanque de combustível
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6,5 litros (2,3 l de reserva)
|
12 litros (1 l de reserva)
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Preço Sugerido
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R$ 6.790
|
R$ 8.990 (ESD)
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